É muito comum nessa época do ano as pessoas ganharem peso, principalmente porque para muitos, além das festas comemorativas, o período de férias faz com que haja um descuido com a alimentação… Para que o organismo se recupere do excesso de comida e bebida das festas de Natal e Ano Novo é importante existir nos dias seguintes um repouso e uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves e naturais.

O objetivo é eliminar do seu menu, por alguns dias (mais ou menos 5 dias), todos os compostos que, comprovadamente, prejudicam o organismo, causando inchaço, aumentam o colesterol e triglicérides e propiciam o aumento de gordura corporal.

Uma dieta de desintoxicação saudável deve ser baseada em frutas, vegetais e líquidos, e deve estar sempre associada a alimentos proteicos de baixas calorias.

Seguir um plano alimentar rico em chás e sumos com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Pode, comer alimentos com fonte de proteína magra (peixe ou frango), verduras, legumes e frutas.

Sumos naturais para desintoxicação

Sumo 1 – Couve, abacaxi e hortelã

  • 1 folha de couve
  • 1 rodela média de abacaxi
  • 4 folhas de hortelã
  • 100 ml de água

1°- Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi, 4 folhas de hortelã E 100 ml de água e bata bem por +/- 2 minutos. Sirva em seguida.

Sumo 2 – Couve, maracujá e cenoura

  • 1 folha de couve
  • 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
  • ½ cenoura picada
  • 150 ml de água

1°- Num liquidificador coloque 1 folha de couve, 3 colheres (sopa) de polpa de maracujá, ½ cenoura picada e 150 ml de água e bata bem por +/- 3 minutos. Sirva em seguida.

Sumo 3 –  Melancia e gengibre

  • 1 pedaço de 2 a 3 cm de gengibre fresco descascado
  • 1 fatia grande de melancia com a sementes
  • 1 copo de água filtrada

Bater tudo no liquidificador com gelo e servir

(Após o exercício físico, esta bebida pode ser uma boa aliada. Segundo um estudo da Universidade Politécnica de Cartagena, na Espanha, o refresco reduziria as dores musculares após o treino)

É claro que ficam de fora do plano alimentar: fritos, carne vermelha, leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga) e glúten (proteína do trigo e da cevada presente em pães, bolos e biscoitos).

Consuma mais água do que o habitual

Além dos chás e sumos sugeridos no plano alimentar, beba, no mínimo, 1,5 litro de água pura ao longo do dia. Ela ajuda a eliminar as toxinas através dos rins. Uma dica preciosa é consumir os chás derivados da planta Camellia sinensis (chás verde, branco ou vermelho) que por serem diuréticos ajudam na eliminação de toxinas pelo corpo mais rapidamente.

Beba água com limão

A fruta ajuda a equilibrar o pH do organismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a eliminação das toxinas.

Aposte nos sumos com couve

É uma verdura rica em clorofila, substância com o poder de desintoxicar o fígado.

Lembre-se

Mexa-se: exercícios espontâneos (subir escadas, por exemplo) e programados (caminhar, pedalar, nadar, etc) são fundamentais para a saúde e conquista do novo peso.

Fique em forma rapidamente.

Feliz 2014!!

Partilhe